POESIAS SOBRE BORBOLETAS

 

 

 

SONETO 135

BORBOLETA

 

Camões

Qual tem a borboleta por costume,
Que, enlevada na luz da acesa vela,
Dando vai voltas mil, até que nela
Se queima agora, agora se consume,

 

Tal eu correndo vou ao vivo lume
Desses olhos gentis, Aônia bela,
E abraso-me, por mais que com cautela
Livrar-me a parte racional presume.

Conheço o muito a que se atreve a vista,
O quanto se levanta o pensamento,
O como vou morrendo claramente;

Porém não quer Amor que lhe resista,
Nem a minha alma o quer; que em tal tormento,
Qual em glória maior, está contente.

 

 

 

PASSA UMA BORBOLETA …

 

Fernando Pessoa

Passa uma borboleta
Por diante de mim
E pela primeira vez
No Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor
Nem movimento,
Assim como as flores
Não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor
Nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta
O movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume
No perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor.

 

 

   

 

 
 
BORBOLETA
 
Joaquim Evónio
 
 
era borboleta
e tanto, tanto voou…
 
descansou em ti!
 
na palma da tua mão,
sorriso do teu olhar…
 
 
26 FEV 04 
 
 

 

 

AS BORBOLETAS
 
 
Denise Figueiredo
 
 
As borboletas voam
As meninas sonham
Crescem e sonham mais
Se antes o sonho era pequeno
Não passava da porta
Agora vai mais longe
Cada vez mais
Antes sozinha
No máximo eram
Borboletas, estrelas e coloridos
Agora são sonhos naturais
Vistos desejados
Sonhos reais.
Elas podem sonhar
Porque sabem realizar
São fortes  e persistentes
Não acordam enquanto
Seu sonho completo não está
Sozinha ou com alguém
O que importa é sonhar
As borboletas voam quando meninas
Crescem e passam a vida a sonhar
Como águias se debatem
Para o sonho realizar
Pois vira mulher
 Mulher que sabe o que quer
 
 

 

 

 

 "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas, sim, por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer".
 
Albert Einstein

 

 

7 Respostas to “POESIAS SOBRE BORBOLETAS”

  1. SONIA Says:

    olá amiga tudo bem ? vim te desejar um excelente final de semana !!! Elen o seu blog é  tão especial pra mim ..que sempre estou aqui te visitando , pois tem  tantas coisas lindas  e transmite uma paz muito grande não te conheço ,mas…gosto muito de vc .eu tb sou do RJ mas,moro aqui em salvador há 5 anos ..e sinto muita falta da minha cidade ..fique com DEUS bjus da amiga .sonia

  2. Morgana Says:

    Oi MigaIrmã!Vim te visitar, ver/ler as novidades e  desejar uma ótima semana!
    Seu blog cada vez mais e mais bom gosto em tudo miga. Parabéns.
    Beijos com carinho da
    Carmen
     
    A palavra SINCERA foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes.Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto – um colar, uma pulseira ou um dado -, que estivesse colocado no interior do vaso.Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso:- Como é lindo !!! Parece até que não tem cera !!!"Sine cera " queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana.O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos de seu coração. SINCERA é uma palavra doce e confiável, é uma palavra  que acolhe… E essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de toda alma.(Malba Taham)
     
     
     
     
     
     
     

  3. Marina silva Matos Says:

    o amor que eu sinto bate na minha porta sorrindo…
    mas as vezes que eu menos presiso
    o amor da minha vida me espera na esquina

  4. Eduardaketlyn Says:

    Legal …..gostei muito…estao d parabens

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

