FELIZ NATAL!

 
 
  
           
 
  

 
 
QUERIDOS,
 
As melhores coisas deixamos passar…
As palavras mais importantes
deixamos de dizer…
Os gestos mais simples deixamos de fazer…
E um dia, já não podemos fazer mais nada,
porque o amor adoece,
as palavras não fazem mais sentido
e os gestos se tornam pesados…
Então, enquanto ainda tenho tempo
e os meus sentimentos continuam os
mesmos
em relação a ti, quero
dizer que te amo.
 
Uma coisa é certa:
tu sempre saberás as minhas verdades,
minha amiga, meu amigo.
 
Foi bom te ter conhecido
 e ter contado contigo
nesses tempos.
 
Que Jesus, o aniversariante,
te abençoe!
Beijo!
 
Elen de Moraes 
 
 
 

 

 

 

 

NATAL
Renascer do nada
 
Elen de Moraes 
Borboleta poeta

 
Deixo fluir
O espírito do Natal,
Para exorcizar
Toda
a melancolia
Que bate forte,
Bem no fundo do meu peito…
E deixo sair de mim
Todo esse mal
E toda mágoa,
Do amor não refeito
Da distância
De tudo que tive um dia…
Da ausência dos entes
Que partiram…
Exponho a ferida
E deixo sangrar a imensa dor
Que embaça
E sufoca minha alegria,
Para somente depois
– E se possível for –
Mergulhar a minha alma,
Hoje vazia,
Numa explosão
De luz incandescente
Que nela,
constantemente, luziluzia… 
Só assim
Posso encontrar um lenitivo
Para aceitar
Minha crua realidade,
Para secar
Esse meu pranto aflitivo,
Destravado na dor
Dessa imensa saudade!
 
E submirjo-me no imponderável…

 

 

 

 

 

 

   

 

Clica ESC p/ parar a música de fundo

 

Ouça no MEDIA PLAYER a poesia abaixo

 

 

PRESENTE DE NATAL
(Passaporte para a vida)
 

Elen de Moraes
Borboleta poeta

 
Foste o melhor presente de natal,
Que recebi em toda minha vida…
Pois chegaste na hora principal
E quando já me dava por vencida.

Pr’as dores, te tomei como remédio,
Misturado à essência da saudade.
Pra afugentar da solidão o assédio,
Sorvi-te, gota a gota, com vontade.
 
Soltei-me! A galope do pensamento,
Dei liberdade à minha fantasia,
Fiz acordo com o meu sofrimento
E às mágoas dei carta de alforria. 
 
E hoje vivo meu melhor momento
De amor, embalada ao sabor do vento…

 

 

 
JESUS CRISTO,
VOLTA À TERRA!

José M. Raposo

Publicado na
"Tribuna Portuguesa"
da Califórnia

É Natal! Se bem que de acordo com
dados e  fontes  históricas é muito
provável que Jesus   tenha   nascido 
por  meados  de setembro, foi muito
mais conveniente tirar a festa aos
pagãos e substituí-la por uma festa
cristã. E  foi isso que o papa Julio I fez,
fixando a data do Natal a 25 de
dezembro. Mas se  formos falar sobre 
todas as datas e símbolos pagãos que
os cristãos e outras religiões usam,
teríamos pano para mangas.

Os pagãos faziam por esta altura a
festa do  solstício  de inverno, os
judeus  celebram  a festa de
Chanukah em memória da célebre 
victória  dos Macabeus sobre os Assírios 
e  seu aliados, os cristãos celebram
o nascimento de Jesus Cristo e o Dr.
Maulana Karenga, em 1966, introduziu
nos Estados
Unidos  o ritual  Kwanza,
para os afroamericanos, como resposta
à comercialização do Natal. No entanto,
o Kwanza assemelha-se mais com o
Thanks Giving na América ou o Yam
festival do Ghana e da Nigéria. A
palavra  Kwanza quer dizer primeiro
na língua KiSwahili.

De uma forma ou de outra, chamem-lhe
o que quiserem. O Natal deveria
ser um dia para celebrar a vida, a paz,
a harmonia e 
 tudo o que temos, seja
isso dado por Deus ou pela  natureza.
Mas para
muita gente, pouco  ou  nada

 de religioso  tem o Natal.

Pessoas atropelam-se nas lojas   para  comprarem ofertas; festas são
planejadas em várias casas e
organizações; recebe-se convites
para estar presente em jantares  à
mesma  hora e  em lugares diferentes…
Como  seria  bom  numa  altura  dessas
ser Santo António!

Por  estes dias,  cortam-se  milhares
de árvores  para  serem 
decoradas com ornamentos de ouro e
prata (ou coisa que se pareça), outro
símbolo que nada tem a ver com
Cristianismo. O deus romano, Nimrod,
era  simbolizado  por uma árvore seca,
à qual lhe haviam tirado os ramos.
O Baal-Berith, 
 o  Tammuz da Babilónia,
era representado por uma árvore
verde ou imortal. Portanto, a 
árvore  de Natal,  que por estas alturas
aparece em nossas casas, é mais um
símbolo tirado aos pagãos. .

Este ano aconteceu-me tantos percalços
e a morte andou tão perto de mim, que
não posso deixar, de maneira alguma,
de pensar que  
devo  a vida  a algo
sobrenatural que, se 
 existe não
compreendo e quiçá um dia venha

a compreender.

Estou grato por estar vivo e espero
ficar  por cá mais uns anos, para
alegria de al-guns e, sei lá, chatice

para outros.

Deixo para todos os leitores e ao
pessoal do Tribuna meus votos de  um Feliz
Natal e um próspero Ano Novo, e uma
prece em forma de poesia:

JESUS CRISTO VOLTA
À TERRA

Há tanto ódio e rancor
E cada vez há mais guerra,
Tanta fome e tanta  dor…
Jesus Cristo volta à Terra!

Morrem infiéis e cristãos,
Morrem crentes e ateus,
Morrem cépticos e pagãos
E tudo em nome de Deus.

O mundo está mais ateu
Do que quando o deixaste,
Porque ele já esqueceu,
Tudo aquilo que  pregaste.

Vem subir outra montanha,
Vem pregar outro sermão,
P’ra que esta gente tenha
Mais amor ao seu irmão.

E quando à terra voltares,
Suplicaremos a Vós
Para não ressuscitares.
Ficai vivendo entre nós!


 

  

 

 
 
NATAL
 
 
Machado Ribeiro
 
 
Saindo de Nazaré
com destino a Belém
pos-se a caminho José
com Maria Virgem Mae.

Quando a Belém chegaram
logo buscaram pousada
por sorte nada encontraram
de novo voltam a estrada.

Bendizendo a desventura
numa gruta repousaram
e na manjedoura escura
dois animais encontraram.

E com a graça de Deus
por entre raios de luz,
desceram anjos do céu,
nasce o Menino  Jesus.

Em amplexo de alegria
junto da gruta pairaram
e no colo de Maria
o Menino encontraram.

Guiados por uma estrela
vieram Mágos d’além
buscando um’Outra mais bela
o Filho da Virgem Mae.

Chegaram dos arredores
a  voz dum sinal divino,
lavradores e pastores
para adorar o Menino.

Encheu-se a terra de luz
e os anjos vindos do céu
cantam em coro a Jesus
GLORIA IN EXCELSIS DEO. 

 
 

http://spaces.msn.com/members/SOL-POSTO/

 

 

 
 
Natal em Branco

 
Neila Costa

Nesse salão de saudades
Que hoje é meu viver
Retoco minhas lembranças…
Quando elas me invadem
Só fazem lembrar você!
Com voz presa na garganta,
Faço-lhe hoje uma prece.
Quase um ano se passou,
A dor não amenizou,
Nem as lagrimas cessaram,
De invadir o meu rosto.
Quando fito tua imagem,
Meu desejo é te abraçar,
Sorriso foge da boca,
Meu grito se perde no ar…
E a dor dessa  saudade
Torna-se mais forte agora
Quando vejo em cada olhar
Alegria e esperança,
Pois é natal… E lá fora
Jorra luz em profusão
E a minha realidade
Machuca meu coração.
Se estivesse a nosso lado
Natal seria só festa
Do jeitinho que você
Sempre gostou de fazer…
Com a arvore enfeitada
Mesa farta em iguarias,
Presépio… E ornamentada
Toda casa ficaria…
Já não está entre nós
E hoje é seu aniversário…
O tempo, esse algoz,
De dores deu-me um rosário
E nele desfio as lagrimas
Que pranteio sua ausência…
Sem ter o seu aconchego
Mãe querida, nestes dias,
Que faço da minha vida,
Dos anos que lá se vão,
Das horas que esvoaçam,
Desse viver sem razão?

 

 

 

 

 

 
 MEU POEMA DE NATAL

Luiz Gilberto de Barros 
Luiz Poeta
Às 9 h  e 15 min do dia
21 de dezembro de 2004

Neste Natal…
Quando sua família estiver reunida,
Quando todos unirem as mãos fervorosamente
Agradecendo a Deus principalmente pela vida
Dos amigos, dos irmãos e dos parentes…

Não se esqueça de elevar seus pensamento
Às crianças solitárias e indigentes,
Sem destino , sem família… ao relento
Sem comida, sem destino, sem parentes.

Não se esqueça de pensar nesses meninos
Sem abrigo, sem rumo, sem ideal…
Muitos deles tão sujos, tão pequeninos
Sem futuro, sem comida, sem… Natal.

Neste Natal…
Desse ato de amar seu semelhante,
Que um anjo surja livre, repentino,
Se projete do milagre desse instante
E visite cada um desses meninos.

E que Jesus então visite sua vida
E dilua toda angústia e todo mal
Toda mágoa, toda dor, toda ferida
No amor…  no seu amor  ! FELIZ NATAL !

 

 

 

 

 

 

 
 
 NA MINHA TERRA HÁ NATAL

Rute Gomes

Na minha Terra há Natal,
há magia pelo Ar,
há sempre aquele abraço
e um sorriso para dar!!
Ha sempre vinho,
decorando,
a casa das gentes!
Há sempre a rabanada,
broas de milho,
e caldo quente!
Na minha Terra há Natal!!
Um presépio, e um Menino,
mas o que abunda, afinal
são carradas de carinho!
Nas mesas, a mais bela renda,
com bolo Rei adornada,
vão-se sentando familias,
aguardando a Consoada!.
Na minha Terra, há Natal!
há cantigas ao Deus-Menino,
Arvores engalanadas,
de bolas, fitas e Azevinho!
Há sempre missa do Galo,
que numa única, função,
reúne um País, Todo,
em fraternal Oração!
Na minha Terra há Natal,
Há madeiros a arder…
cânticos lindos, a trocar
e almas lindas a aquecer!
Meu Natal é tão diferente!
neste calor Infernal!
É neste altura,
mais que nunca,
que a saudade abunda,
E que penso em Portugal!

 
 

 

 

 

 
 
Deus Menino…
 
António Zumaia

Natal… é quando o homem sorri
e sente a beleza do divino…
Até eu… esqueço o que vivi,
ao me aparecer o Deus menino.

Na candura de uma criança,
dá Jesus a primeira lição;
Dá-nos o amor e a esperança,
que embeleza… nosso coração.
 
Foi na beleza da humildade,
feito homem que ELE nasceu…
Portador de uma fragilidade,
tinha o poder que Deus lhe deu.
 
É sempre milagre o nascimento
e como qualquer homem nasceu…
Dos reis Magos foi deslumbramento,
nos ensinamentos… que nos deu.
 
Doce bebé que nasceu em Belém,
luz do mundo… de DEUS o sinal.
Deu-nos a esperança que exista o bem
e deu-nos… a glória do NATAL.

 

 

 

 

 

 
 
POEMA DE NATAL

Vinicius de Moraes

Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos —
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.
Assim será nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos —
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai —
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.
Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte —
De repente nunca mais esperaremos…
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente

 

 

 

 

 

11 Respostas to “FELIZ NATAL!”

  1. Oi migona! Eu aqui, ô! Vim deixar meus agradecimentos por tudo! E aproveito para lhe desejar um Natal repleto de paz e luz e um Ano Novo abençoado! Beijos no seu lindo coração, Neila Costa PS: Andei procurando uma rosa e não encontrei…rsrs…vou ver se encontro no seu jardim, posso? rsrs

  2. ___________@@@___@@ ________@@@________@@_____@@@@@@@ ________@@___________@@__@@@______@@ ________@@____________@@@__________@@ __________@@________________________@@ ____@@@@@@______@@@@@___________@@ __@@@@@@@@@__@@@@@@@_________@@ __@@____________@@@@@@@@_______@@ _@@____________@@@@@@@@@_____@@ _@@____________@@@@@@@@___@@@ _@@@___________@@@@@@@______@@ __@@@@__________@@@@@________@@ ____@@@@@@_______________________@@ _________@@________________________@@ ________@@___________@@__________@@ ________@@@________@@@@@@@@@ _________@@@_____@@__@@@@@ __________@@@@@@___ @@@ ___________@@@@@_@ __ ____________________@ FASER UM AMIGO É UM DOM….TER UM AMIGO É UMA GRAÇA… CONSERVAR UM AMIGO É UMA VIRTUDE…MAIS TER SUA AMIZADE E UMA HONRA…… SEU ESPAÇO ESTA DIVINO!!! VOLTE SEMPRE NO MEU CANTINHO DESDE JÁ UM FELIZ ANO NOVO FICA COM DEUS NO TEU CORAÇÃO.. .. DE NEDA.

  3. Entrei no seu space por acaso!!!!! Na verdade, são muitos destes acasos q tornam a vida mais poética.Que Deus te abençoe neste novo ano!!!!!!Valeu!!!!Abs.Karla

  4. Morgana Says:

    Oi Miga!D+++ ….D+++ … Vc sempre superando-se em tudo!… Mas suas poesias estão realmente D+++ Parabens! E que Deus te ilimine sempre!So vim deixar um beijo e dizer obrigada por tudo de bom que vc faz e doa p/todos nos .Feliz Natal e um ANO NOVO com muitas benções!Beijão e fique bem!Carmen

  5. Libiia Says:

    Oieee tudo bem com vc?Passando pra desejar um natal de grandes bençãos,q a paz,felicidade e amor reine durante todos os seus dias e tb de sua família e q 2006 chegue cheinho de esperanças,e que ela seje taum gde q todos os seus bons pensamentos se torne realidade!**DEUS, na sua infinita bondade,nos presenteou ao enviar seu filhoJesus Cristo, para nos mostrar como é grandeo seu amor por todos nós.**Com carinhoMagiagifs(Li)Olha…seu space tá mto lindo e cheinho de coisas….eu recebo mtos e-mails perguntando como se faz pra colocar imagens e tals…vc saberia me dizer onde encontro tutoriais ,para q eu possa passar pras mocinhas q mandam mails pro magia?Ficaria mto grata pela ajuda!Beijinhus…Li

  6. Elen, amiga queridaAssim não vale!rsrsrss…Somente um Feliz Natal no mínimo Deus vai lhe dar!E o máximo é lhe ver feliz ao ladode quem realmente te ama, commuita saúde e paz!Beijos no seu lindo coração!sua mana, Neila Costa

  7. Nívia Says:

    Oi!!! . * . * . + _/\\_. * . * .. + . * . * . * Ho, Ho, Ho, !!!!!!!!!!!!* . * . + . * )," ( . * . + * . +. + . * . + . * + . * . * . * …………{_}……… /……\\\\…………_/\\_…….. /……..\\\\………*>,“<……. /_____\\\\\\……*Que Uma Estrela Cadente…. {`______`}\\\\….* , + *….././..o….o..\\\\\\\\\\…….._/\\_…(….(__O__)…)\\\\…….>,”< Ilumine o Seu Caminho…{………u….`-“}\\\\\\..+ *… {………………}\\……*,+*.._/\\_ * + . * Nesse…. /{…………..}\\\\………*,..>,”< + * * + Natal… /….“…………“…\\\\…*……..*.. /_/……`“`…..\\\\\\\\_\\\\..* + ., * * , +*..{__}##[ ]##{__}\\..(_/\\\\\\\\\\\\\\|\\\\\\\\\\_/\\\\_)\\..FELIZ NATAL E UM SUPER 2006…….|___|___|\\\\……..+ * , . * Pra Você * , . * +………..|–|–|\\\\\\…….+,*+..*……..(__)`(__)\\\\\\\\\\\\¤°.¸¸.•´¯`**\’¤°.¸¸.•´¯`*¤°.¸¸.•´¯`**\’¤°.¸¸.•´ By Nívia Noronha *Nina*

  8. A minha amigaElen de MoraesTodas as formas de agradecimentoque eu aqui deixasse ainda seriam como que àgua fria a percorrer espaços vazios… Pois a vontade do meu momentoe´o sentir em forma de agradecimento.Todos os grandes instantes que vocême proporcionou tais como: a sua colaboraçãona formatação dos meus textos, a homenagem feita à minha pessoa no seu blog e tantas coisas mais amiga,Que o momento tomado por pura emoção me faz molhar o rosto,me faz sorrir das boas recordações.Só tenho a dizer-lhe o meu muitoOBRIGADO Elen! E desejo que o seu Natal seja pleno e em total alegria! Que o Novo Ano que se aproxima, abra para você suas portasque como filha, lhe abrace fazendo acontecer o desejomais esperado que guardas Dentro de ti e que somente você sabe como pedir!Feliz Natal amiga e que Deus esteja presente nos pequenos e grandesdias de toda sua vida!Beijos de sua mana, Neila CostaPensou que eu tinha esquecido? Pensou que eu não vinha? Errou! Passei o dia pensando em como lhedesejar – FELIZ NATAL, Elennnn!!!rsrs

  9. Querida amiga faz tempo que não venho aqui e hoje vim especialmente desejar um Feliz Natal e trazer um humilde presentinho.Beijos carinhosos!http://img366.imageshack.us/img366/5603/natall3ps.gif&quot; Celebre o Natal " É tão bom sentir este clima de paze harmonia que invade o coraçãodos homens quando chega o Natal.Quem dera, se pudéssemos viver assim a vida toda.Quem dera, se pudéssemos não escolher nem datas nem momentos para sermos bons e generosos.O Natal deve ser uma bela datapor toda a vida e em todosos momentos.Que o espírito natalino estejacom você agora e em cada diado Ano Novo.Desejo que você celebre este diacom todas as honras que ele merece e que você sinta toda a alegria do Natal em seu coração.Feliz Natale um lindoAno Novo!!!

  10. Doroty Says:

    Olá gosto de poesias está é de minha autoria vim dizer que é lindo seu trabalho se quizer me visitar . e deixar um comentario vou gostar muitomeu endereço éO Banho da Índia No pé da cachoeira umBom banho a linda Índia tomou.O Índio fazendo graça sua roupa tirou.O branco que passou.Logo se encantou.E a Índia pra casa levouLogo o Índio sobrouTambém quem mandou.Todos sabem que da roupa se apossouComo a Índia não voltou.Claro que o Índio chorou.E nunca mais de roupas se apoderouLogo, Nu também ficou. Dora Dimolitsas

Deixe uma resposta

