POESIAS SOBRE ADEUS…E O TEMPO NÃO PAROU

 

 

 

 
 

 
 
 
 
 
 
 

 

 
… E O TEMPO NÃO PAROU!
     (nosso adeus)
 
 
Elen de Moraes
 

Para nós dois o tempo não parou.
Ao contrário, sempre tão apressado,
Manipulou, assaz obstinado,
Os momentos que o amor nos reservou.
 
Fiz planos, entanto ele não deixou
Que ficasses, um pouco mais, a meu lado.
Triste, meu coração apaixonado,
Desiludido, se descompassou.
 
Sangraram lágrimas resignadas
Dos meus olhos quando, ao te ver partir,
Não contiveram as emoções guardadas.
 
Também verteste as tuas, a sorrir…
Mas, foram por ti logo enxugadas.
Em transe, deixei a dor me exaurir…
 
 
ADEUS

 
EUGENIO DE ANDRADE
 
 
Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.

 
 
 
DESPEDIDA
 
 
José Raposo
 
O lenço branco um adeus acenou,
Enquanto a tristeza nos invadia.
Levaste minha alma por companhia.
Não tinha passagem, mas embarcou.
 
Bons ventos te levem! A alegria
Que tua alma na minha alma deixou,
É a chama que nos iluminou
Assim como o sol ilumina o dia.
 
Bendito destino que nos juntou,
Com tanto amor e imensa euforia
E que, infelizmente, nos separou.
 
Mas aconteceu como a gente previa,
Nossas almas pra sempre ele ligou,
Com os nossos versos e a poesia.
 
 
 
 

 

SONETO DA SEPARAÇÃO

 

Vinicius de Moraes

 

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

 

 

GUERREIRA

                               Lenya Terra®

 

Dedicado aos meus dois
amigos Poetas
Elen e Vicente

 

Puro amor de uma mulher,
Quando vem de uma guerreira,
Enfrenta lutas quaisquer,
Sendo sempre verdadeira.

Última gota de sangue
Deixa cair, de cansaço
E já sem forças, exangue…
Mas, jamais perde o compasso.

Não mede seu sacrifício
Para a bom termo levar,
Do poeta, o barco e o oficio,
Para em bom cais atracar.
 

Faz das poesias amadas,
Troféu para ser erguido
Pelas noites acordadas,
Pelo sono combalido.

Mas, o seu sonho almejado,
É estar com seu querido,
E trazer, sincronizado,
O tempo que tem vivido,
Ao lado do seu amado.

 

 

 
 
 
 
 

Uma resposta to “POESIAS SOBRE ADEUS…E O TEMPO NÃO PAROU”

  1. Mercedes Says:

    Ellen, lindo trabalho, bela apresentação, poemas magníficos.
    Linda união de poetas.
    Beijos amiga, volto com mais calma.
    Passei também para deixar um beijo e meu carinho.
    Parabéns e uma linda semana de muita paz.

Deixe uma resposta

