COMER PARA VIVER – A MENINA DE GILROY

 

 

 

 

 Amigos,

 
mais uma crônica nossa publicada no jornal
 "Tribuna Portuguesa".
 
Acessem o link abaixo para sua leitura.  
Necessário um programa leitor PDF.
Se não o tem, baixe  rapidamente acessando o link:
 

 

 
COMER PARA VIVER
 
 
Elen de Moraes
 
 
A notícia veiculada nos jornais do Brasil deixou-me em estado de choque: "Obesos fazem exame médico em equipamentos para cavalo, no Rio de Janeiro".  A presidente  do Grupo de Resgate à Auto-Estima e Cidadania do Obeso, Rosimere Lima da Silva, disse que os hospitais da rede pública de saúde não possuem equipamentos nem infra-estrutura para atender os obesos  e eles  são  encaminhados  ao  Jockey Club,  pois, segundo ela "os equipamentos do local têm a capacidade de fazer  exames em  animais de  grande porte" e  continua explicando que as pessoas com obesidade mórbida quando necessitam fazer uma ultra-sonografia ou tomografia são encaminhadas para o Jockey porque nos hospitais da rede pública não há equipamentos apropriados e por isso não conseguem um resultado preciso, pois a camada de tecido adiposo deles é mais grossa do que o normal. Os pacientes que não podem pagar as clínicas particulares, que possuem toda a infra-estrutura apropriada, têm que se submeter à orientação dos médicos da rede pública.

Como é difícil ser gordo, ter saúde, ser alegre e ter paz de espírito para ser feliz! Se de um lado os médicos nos alertam quanto ao perigo de ingerirmos, em excesso, as gordurosas comidas, os doces,as macarronadas com molhos encorpados, os sanduíches, os refrigerantes, os chocolates, etc., por outro lado as propagandas na tv, nas revistas e out-doors mostram pratos deliciosos, coloridos, sempre acompanhados de  vinhos  servidos  em  taças de  cristal  finíssimo e, normalmente, à mesa estão pessoas magras – mulheres lindas, de corpo escultural e homens sem nenhuma barriga – bem vestidos, bem sucedidos na vida e a simples visão dessa cena nos atiça a vontade de comer e então corremos para nossa geladeira e nos servimos da primeira coisa mais fácil, ao nosso alcance e, claro, que nos engorda até a alma. Não dá para aceitar uma propaganda enganosa, deveria ser crime. Por que não mostram essas cenas, mas com pessoas elegantes, bem vestidas e gordas? Há os que se assumiram e embora sabedores dos riscos, são alegres e felizes. Tudo isso sem falar que numa cidade com tantas praias e tão calorenta  como  o  Rio,  o  culto ao  corpo  bonito, bem desenhado, malhado em academias de ginástica, é o modelo a ser adotado, é a chave que abre as portas do sucesso e dos empregos, como nos dizem e nos mostram mais propagandas. Será mesmo verdade?Gordos não perdem a inteligência.

E o preconceito? Quem nunca ouviu: "O que aquele homem viu naquela mulher gorda, para estar, ainda, com ela?" porque ninguém se admira do contrário. Na visão de muitos, talvez até da maioria, homem pode ser gordo à vontade que não é feio e ainda dizem que há um certo charme naquela "barriguinha", mas numa mulher! Oh,a sua barriga incomoda tanto os preconceituosos de plantão que os fazem torcer o nariz e se esquecerem que há gordos que são diabéticos, os que têm problemas glandulares e hormonais, outros que são ansiosos, há os que comem compulsivamente, por vício, etc. e em todos os casos só um acompanhamento médico resolve e mesmo assim com certo grau de dificuldade,perseverança. E ninguém pára a refletir sobre o por quê de uma pessoa ser gorda. Ora, é gorda porque não pode parar de ingerir o que lhe  dá  prazer,  mas  que  a faz  doente  e, muitas vezes, rejeitada.  É o  pior dos vícios, porque não  se pode tirar totalmente a comida e tratar o "dependente" com remédios para tirar-lhe o vicio da comida. Como? Se ele precisa comer para viver?

Conheço  para casa engordaram o dobro e mais rapidamente, pois comiam escondido, de madrugada e sem dar importância para aquela esteira, naquele canto, colocada à vista para lembrar da necessidade de caminhar. Gostamos de comer, não de fazer exercícios!

Segundo estatísticas, o Brasil dos gordos (40%) é maior do que o Brasil dos famintos. A cidade do Rio de Janeiro abriga a população mais gorda do País. O Governo que gasta   muito com as doenças   provenientes da obesidade resolveu fazer, pela rede pública, gratuitamente, a cirurgia de redução de estomago, se bem que há pessoas na fila esperando pelo beneficio há sete anos. Alguns Seguros de saúde também pagam pela cirurgia.

Até que ponto emagrecer é difícil? Ou fácil? Minha mãe, aos 80 anos, teve que colocar dois stents numa artéria entupida. Ela  estava  muito  gorda  e  com diabetes. Depois do procedimento foi encaminhada para um nutricionista a fim de elaborarem um   cardápio para  reeducação   alimentar e   conseqüente emagrecimento. Fiquei impressionada com a simplicidade do mesmo. Orientação: eliminar os açúcares e refrigerantes (até mesmo os diets) diminuir as massas e frutas adocicadas, fazer seis pequenas refeições ao dia e terminantemente   proibido toda comida   industrializada, inclusive temperos. Ela além de perder quase 30 kilos, rejuvenesceu e hoje com seus 87 anos mantém-se magra, ágil e lúcida, servindo de exemplo para as filhas que não conseguem largar o vício.

Não sou médica, nem psicóloga para aconselhar ou condenar alguém que gosta de comer ou que come sem se dar conta e estou ao lado dos gordos até porque eu não sou magra, mas uma coisa é certa: o nosso riso fácil,  nosso bom humor, nosso otimismo talvez sejam mesmo resultado do excesso de "combustível" que ingerimos e que nosso corpo acumula e que  pode, sim,  nos levar  mais  cedo  desta vida,  mas é inegável a alegria e o prazer que nos proporciona, para vivermos esta pouca vida que nos resta. Entretanto, a opção é nossa e devemos saber se queremos "viver para comer ou comer para viver".

 

 

Uma resposta to “COMER PARA VIVER – A MENINA DE GILROY”

  1. Unknown Says:

    Wow Gold Wow EU Gold Wow US Gold WOW GOLD World Of Warcraft Gold World Of Warcraft Eve isk Eve online isk Guild Wars Gold Guild Wars Money GW GOLD Maplestory Runescape gold RF Online RF Online Dalant Tales of pirates wow gold Runescape RF online blog MMo blog Internet game guide wow gold Dofus EVE Online EverQuest II Final Fantasy XI Gaia Online Guild Wars Lineage II (US) MapleStory (US) RF online Scions Of Fate SilkRoad Star Wars Galaxies Tales Of Pirates The Lord Of The Rings Online (EU) The Lord Of The Rings Online (US) World of Warcraft (EU) World of Warcraft (US) Game forums Gaming 2Moons Age of Conan Anarchy Online ArchLord Cabal City of Hero City of Villains Dofus Dungeons&Dragons Online Eve Online EverQuest EverQuest II Final Fantasy XI Gaia online Guild Wars Knight online Lineage II Lord of the Rings Online Maple Story RF Online Runescape Scions of Fate shaiya Star Wars Galaxies World of Warcraft

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: