DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

 

 

 

 
 
AGRADEÇO-TE, SENHOR!
 
 
Elen de Moraes
 
 
 
Agradeço-Te, Senhor, pela maravilha
Da Tua obra! Majestosa criação
Da vida que pulsa nos Universos-ilha,
No vazio do abismo, em total perfeição!
 
Agradeço-Te, Senhor, por tanta beleza,
Pela luz que se fez e iluminou a treva
Formando o dia e colorindo a natureza…
Minh’alma, a Ti, um canto de louvor eleva!
 
Agradeço-Te, Senhor, pela magnitude
Dos céus e do ser vivente em sua pujança;
Por tudo o que criaste e sua excelsitude
E pelo ser humano à Tua semelhança.
 
Agradeço-Te por me teres concedido
A faculdade de enxergar, na imensidão,
O teu poder inabalável, desmedido,
E o amor pela obra da Tua criação!
 
Agradeço-Te, por me deixares nascer,
Cercar-me de desvelo e sempre me guiar
No caminho certo, ensinando-me crescer!
E hoje, bem junto a Ti, é onde quero estar.
 
Agradeço-Te por ouvir esse brejeiro
Canto das aves, do passaredo disperso;
Por sentir da doce primavera o seu cheiro
E soltar minha voz em coro com o Universo.
 
Agradeço-Te, Senhor, pelo Teu amor por mim,
Pela família e o nosso pão de cada dia.
Pelos amores, pelos amigos – e enfim –
Pela inspiração para a minha poesia
 
 

 

 
 

OBRIGADO, SENHOR!

 

 

José M. Raposo

 

 

Devo agradecer-te, meu Deus,

Por duvidar de Ti?

Por aquilo que tenho e não pedi

E pelo que eu queria e nunca recebi?

Devo agradecer-te, meu Deus,

Pelas horas de angustia que eu já passei?

Por a morte não me ter levado

Quando por mim passou?

Devo agradecer-te, meu Deus, 

Por aquilo que eu tinha

E alguém me roubou?

Pela corrupção dos governos, das nações,

Pelas más obras dos fracos corações?

Pelas criancinhas

Que todos os dias morrem famintas,

Enquanto outros esbanjam?

Devo agradecer-te, meu Deus,

Por estares sentado no Paraíso,

Enquanto na terra

Os homens perdem o juízo

E incitam a revolta?

Devo agradecer-te, meu Deus,

Pelo Diabo andar à solta?

Não o deverias ter expulsado,

Mas guardá-lo bem acorrentado

E assim não haveria perigo,

Nem sofrimento nem dor.

Não existiria a mentira!

Tudo seria verdade…

 

Eu te agradeço, meu Deus,

Por quem me tem amizade,

Por quem é meu amigo

E me tem amor.

Muito obrigado, senhor!

 

 

 
 
 SÍNTESE HISTÓRICA

A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres
agradecer sempre e por todas as coisas.
O salmista exclama:
"Bom é render graças ao Senhor…"

E outra vez:
"Entrai por suas portas com ações de graças…"
(Sl 92.1 e 100.4).

Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade.

 Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.

O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos.

Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower",
levando a bordo muitas famílias.

São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar
a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze
colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.

O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram
fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas.
Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes.
Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a
produção. E Deus os abençoou.

No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante.
Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos,
e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor
e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados

Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo
Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.

O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington,
da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético:
"Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para
um universal agradecimento a Deus".

Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente
Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que
consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional
de Ação de Graças.

Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo
que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de  novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.

Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro,

encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que,
 como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente
 o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.

Em tudo e por tudo devemos dar
graças a Deus! 

Transcrito:
http://www.saf.org.br/sugestao_programas/dia_acaogracas.php3

 

  

 
 
AMADOS,
 
O meu sincero desejo é que o dia dedicado à AÇÃO DE GRAÇAS,
não seja tão somente um dia para reunirmos a família em volta
de uma bonita mesa, com
comidas deliciosas
e um peru recheado.

Também que não seja uma desculpa para
 colocarmos nossas neuroses e nossas mágoas em xeque.
 
Que consigamos nos lembrar do real motivo dessa comemoração
 e que permitamos que Deus reine,
absoluto, durante a festa e em nossos corações
e nas orações de
agradecimentos…

Que a harmonia seja a tônica hoje e sempre e que possamos pedir

e oferecer perdão  a quem ofendemos e a quem nos tem ofendido.
 
Que somente o amor e a compreensão tenham lugares
 reservados  à mesa, ao nosso lado.
 
Beijo e grande abraço da
 
Elen de Moraes
 
 
 
 

 

 

5 Respostas to “DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS”

  1. Delete52Mitch Says:

     

    Obrigato a ti! Os melhores cumprimentos da Alabama. Mitch

  2. Helena Says:

    É sempre agradável passar por aqui…
    Deixo-lhe o desejo de uma feliz semana,
    junto com um beijo carinhoso.
    Helena

  3. É bom ser amigo e como nos faz tão bem. E que cantinho gostoso esse daqui, não é mesmo. Não \’dá" nem vontade de sair.

  4. Eu sou ótima. Sou linda interior, exterior, nas palavras, nos versos, em prosa, na poesia e no gostar de viver. Viva a vida. Dolce a la vita…

  5. Unknown Says:

    Wow Gold Wow EU Gold Wow US Gold WOW GOLD World Of Warcraft Gold World Of Warcraft Eve isk Eve online isk Guild Wars Gold Guild Wars Money GW GOLD Maplestory Runescape gold RF Online RF Online Dalant Tales of pirates wow gold Runescape RF online blog MMo blog Internet game guide wow gold Dofus EVE Online EverQuest II Final Fantasy XI Gaia Online Guild Wars Lineage II (US) MapleStory (US) RF online Scions Of Fate SilkRoad Star Wars Galaxies Tales Of Pirates The Lord Of The Rings Online (EU) The Lord Of The Rings Online (US) World of Warcraft (EU) World of Warcraft (US) Game forums Gaming 2Moons Age of Conan Anarchy Online ArchLord Cabal City of Hero City of Villains Dofus Dungeons&Dragons Online Eve Online EverQuest EverQuest II Final Fantasy XI Gaia online Guild Wars Knight online Lineage II Lord of the Rings Online Maple Story RF Online Runescape Scions of Fate shaiya Star Wars Galaxies World of Warcraft

Deixe uma resposta

